Lendas de Baldúria

Sucesso entre os fãs de fantasia e RPG, a trilogia Lendas de Baldúria é formada pelos volumes Os Portões do Inferno, O Despertar dos Dragões e O Império dos Mortos, publicados pela Editora Rocco. Os três livros foram baseados nas aventuras de Dungeons & Dragons que Gordirro viveu com os amigos (tanto como mestre/narrador, como também jogador) e trazem uma mescla de referências da cultura pop dos anos 1980 com o gênero fantasia e espada-e-feitiçaria de Conan e O Senhor do Anéis.

Um grupo de anti-heróis aventureiros se envolve em batalhas épicas com criaturas místicas como demônios, dragões e mortos-vivos. Com ritmo ágil, constantes reviravoltas e personagens cativantes, as três aventuras prendem o leitor do começo ao fim. Explorando um senso de humor próprio, o autor também subverte os próprios clichês do gênero, com resultados inesperados.

O primeiro livro conta como tudo começou. Há trinta anos, os Portões do Inferno foram lacrados para impedir que a escuridão dominasse o mundo. Porém, elfos das profundezas ameaçam reabrir a fortaleza mística que protege o selo dimensional com o intuito de invadir o reino. Inicialmente reunidos para resgatar o rei dos anões que havia sido destronado, seis anti-heróis vão entrar em rota de colisão com o plano maligno dos elfos das profundezas: Baldur, cavaleiro perseguido por deserção; Derek Blak, mercenário salvo de uma sentença de morte; Agnor, feiticeiro expatriado; Kyle, menor infrator; Od-lanor, bardo de uma espécie em extinção; e Kalannar, assassino e... elfo das profundezas, como os inimigos.

O segundo volume da série dá sequência às aventuras do improvável sexteto de anti-heróis, agora denominado Confraria do Inferno. Desta vez, eles enfrentam a fúria do maior dragão de Zândia, desperto em um ato de desespero pelo rei dos elfos da superfície, como uma cartada final da guerra contra os humanos. A bordo de um castelo voador, a Confraria do Inferno é a última esperança de um mundo que não dá a mínima para eles.

O desfecho da trilogia se passa nove anos depois do segundo livro. O reino parecia livre de perigos, mas um novo desafio está prestes a reunir os sobreviventes da Confraria do Inferno em uma batalha contra uma nação de feiticeiros que controlam mortos. Aposentados da vida de aventuras, eles precisarão unir forças contra o poder de um império inteiro e proteger suas conquistas anteriores e o que mais amam. As Lendas de Baldúria chegam ao fim — e pode ser um desfecho inesperado e agridoce para muitos dos anti-heróis da saga.

Ambientado anos antes dos eventos narrados em Os Portões do Inferno, o livro acompanha as aventuras do assassino Kalannar em sua cidade-natal, Zenibar. Envolvido em uma trama que mistura alta magia, vingança ancestral, espionagem em território inimigo e tabus de uma sociedade elitista e cruel, o então aprendiz de matador terá que estar um passo à frente de todos para evitar ser atraiçoado tanto por inimigos… quanto pela própria família.

Um demônio em busca de vingança. Elfos das profundezas querendo conquistar o mundo. Esse conto gratuito, ambientado antes dos eventos de Os Portões do Inferno, mostra o nascimento da conspiração para invadir a fortaleza que protege o reino e mergulhar a superfície nas trevas eternas.

Nascida nas mesas de RPG, a saga das Lendas de Baldúria volta às origens em uma série de aventuras que foram transmitidas ao vivo no canal da Twitch de André Gordirro e editadas para o YouTube. Elas se passam antes dos eventos do primeiro livro, Os Portões do Inferno, e servem como apresentação do universo (com participações especiais de alguns protagonistas dos três volumes).